Você está aqui:  Home ::..
Legislação Anual Minimize
   
 Print   
   
 
Legislação - Área Minimize
   
  
   
 
Destaques Minimize
   
  
   
 
Serviço de Defesa do Consumidor Minimize
 

 

 

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Serviço Regional de Defesa do Consumidor, celebrou terça-feira, 19 de abril, um Protocolo de Cooperação com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Com o presente protocolo, o SDC pretende prosseguir o objetivo de garantir um elevado nível de proteção dos direitos dos consumidores da região autónoma, através de uma cooperação recíproca no plano da informação, educação e formação do público.
 
Na ocasião, a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, relevou a oportunidade de o SDC cooperar com uma entidade de referência mundial ao nível de defesa do consumidor.
 
Por outro lado, a governante reconheceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo SDC, junto dos consumidores madeirenses e porto-santenses, aludindo ao apoio prestado a 6.500 consumidores e às 183 ações de informação e sensibilização em torno de três campanhas recentes. 

 

 
 


   

 

O desenvolvimento da produção em massa e da sociedade de consumo vieram consagrar o papel de uma figura nova na sociedade – o Consumidor. E como consumidores somos todos nós, nessa qualidade, temos direitos. 

Conforme previsto no programa do Governo Regional, o Serviço de Defesa do Consumidor foi criado em 1999, e desde então, tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas de apoio, de informação e esclarecimento aos consumidores, conforme determinado pelas suas atribuições.

Através deste Serviço, os consumidores e os agentes económicos têm a possibilidade de verem resolvidos extrajudicialmente os seus conflitos de consumo, de forma célere. 

Para o efeito, todos os pedidos de esclarecimento/reclamações terão de ser apresentados presencialmente (junto ao nosso balcão de atendimento da loja do cidadão – balcão n.º 14) ou por escrito (por fax, carta ou e-mail), não sendo possível responder a tais pedidos/reclamações por via telefónica, por uma questão de rigor na informação prestada.

 


 Estrutura 

Na dependência do SDC são criadas as seguintes unidades:  

a) A unidade técnica de atendimento ao público; 

b) A unidade técnica de apoio jurídico; 

c) O gabinete europeu do consumidor; 

d) A unidade técnica de informação e educação para o consumo; 

e) A unidade técnica de apoio ao endividado e sobreendividado; 

f) A secção administrativa.

 

 

 

 

 

 
 Print   
   
 
Campanhas Minimize
   
 Print